top of page

NADA RESISTE AO TRABALHO

Essa frase tem um impacto enorme nas pessoas que realmente se importam com o trabalho. Emprego tem um monte por aí, a “oportunidade” - na maioria das vezes - tem uma conotação de conveniência e não de significância, aquela verdadeira vocação de todos nós.


Emprego ou carreira? Dinheiro ou sucesso? Eu, particularmente, prefiro carreira e sucesso, é bem possível - suponho eu pelas minhas experiências - que a maioria pense exatamente o oposto e prefira emprego e dinheiro. É compreensível, mas é efêmero. Tudo dá trabalho, fazer as coisas bem-feitas dá trabalho, cansa, é desgastante, mas é recompensador e muito, mas muito mesmo, gratificante e alimenta a alma.


Quando digo que nada resiste ao trabalho é no sentido de que nenhuma dificuldade, por maior que seja, vence a determinação do trabalho, do foco, da realização. Nestes tempos estranhos que vivemos, os profissionais ficam à espera de uma oportunidade ou da sorte, pois bem, sorte é o encontro da oportunidade com o preparo. De nada adianta ter a oportunidade e não estar preparado, por isso que o trabalho bem-feito é importante, só ele cria as competências necessárias, forja na realidade, o nosso caráter como ser humano completo. Vivemos grande parte do nosso tempo, de nossas vidas, no trabalho. Portanto, é lógico e desejável que façamos as coisas bem-feitas em nossa jornada, quem faz mais ou menos tem resultado mais ou menos. Simples assim.


Agora com a chegada do 5G - me espanta que as pessoas não se deem conta da importância disso - uma grande e importante parte das nossas vidas vai mudar. Muitas posições presenciais serão repensadas e temos que trabalhar muito para acompanhar as mudanças em nossas vidas profissionais, até nisso o trabalho é importante: manter o trabalho. Por isso, aprenda rápido que o emprego é temporário, mas a carreira é para a vida inteira e ela - a carreira -, é fundamental que seja forjada em nossa real vocação, só assim faremos melhor e sempre, independente dos avanços tecnológicos que venham por aí.


As tecnologias embarcadas no comércio, por exemplo, já dão uma noção bastante clara de como será (ou já é?), a nossa vida no dia a dia; para ter uma ideia disso, visite esse link que reporta como funciona um supermercado sem caixas, isso mesmo, supermercado sem caixas da Amazon Fresh: https://tecnoblog.net/451704/amazon-inaugura-seu-maior-supermercado-que-funciona-sem-caixas. No final da década passada a Amazon lançou a Amazon Go (veja aqui como funciona: https://www.youtube.com/watch?v=o0PPEcFsN0s) que foi a loja teste para introdução dos supermercados 100% automatizados. Dentro da indústria de hospitalidade temos a implantação lenta destas ferramentas que já são, digamos, “ultrapassadas” no varejo e que começamos a introduzir em nossos hotéis como o check-in e check-out 100% automatizados. Um exemplo da mesma indústria, irmã do turismo, a aviação, já usa há tempos o conceito “self bag drop”, mas agora a novidade é que também nos voos nacionais o procedimento passará a ser adotado, pelo menos é o que a Latam anunciou em fevereiro deste ano (ver reportagem aqui: https://exame.com/negocios/latam-elimina-check-in-antes-de-voos-e-quer-que-passageiro-despache-bagagem-sozinho).



Estes e outros exemplos como o carro voador da Embraer (https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2021-03/embraer-apresenta-prototipo-de-carro-voador-eletrico) prometem revolucionar o meio de transporte nos centros urbanos, num princípio com motoristas e em breve totalmente autônomos.


O cerne deste artigo é motivar o leitor a refletir sobre o futuro do trabalho - na verdade do seu trabalho -, já que muitas alternativas serão colocadas sobre a mesa de decisões de nossas carreiras (e não de empregos). Para quem busca uma colocação, para quem lidera equipes e para quem é dono do seu próprio negócio, a reflexão é válida. Mas uma coisa todos nós temos em comum: é impossível ficar sem um trabalho. Nem precisaria dizer que estar antenado sobre o quê virá no curto, médio e longo prazos, passou a ser requisito básico e imprescindível para o nosso desenvolvimento, sem informação (e de qualidade) ficaremos desorientados nesse meio tão agitado do mercado de trabalho.


Para a nossa própria felicidade e saúde (inclusive mental), é fundamental acordar pela manhã e termos - porque só você pode fazer isso por você - a energia para vencer as dificuldades, confiantes de que nada resiste ao trabalho.



Kommentare


bottom of page